Músicos da própria comunidade fazem as honras da abertura dos trabalhos comemorativos
Presidente da Associação Raimundo Neves (Mundico) abertura oficial, fala sobre a importância do povo negro, a auto-valorização e resistência da comunidade.
Prof. Dr. Edir Augusto -UFPA - Cametá, também participou dos trabalhos da abertura do Evento, falando sobre Cultura e Resistência do povo quilombola na amazônia.
A matriarca Dona Cecília tradicionalmente, fez seu resgate histórico, e todos os presentes acompanharam as falas com muita atenção.
O Vice presidente da Associação Raimundo (Dico) também contribui com os trabalhos e em sua fala frisou a importância da Juventude quilombola, para a luta e resistência do povo e comunidade e da importância de companheiros como Eduardo Lauande (in memoria) na demarcação e reconhecimento da comunidade quilombola São Luiz do Tambaí-açu.
As crianças e jovens mostraram suas tradições através da arte da dança
Em paralelo as atividades de palestras no barracão, as crianças tiveram uma atividade especifica com a Professora Ellen Rodrigues estudante de Especialização em Gestão e Planejamento da Educação-UFPA. Nesta atividade as crianças participaram de rodas de leitura, reflexão sobre a consciência negra e oficina de arte e cultura, onde puderam expressar sua cultura local através de seus desenhos, momento prazeroso e produtivo para todos os presentes.